Orquidea azul

Orquidea azul

 

Orquidea azul é uma espécie rara de orquídea, muito famosa e diferente no universo das orquídeas. Porém, flores na cor azul são impossíveis de nascer naturalmente nas orquídeas. Então, como essa orquídea é azuorquidea-phalaenopsis-azull?

A Phalaenopsis Blue Mystic é o resultado de um processo de manipulação química onde se injeta tinta azul em orquídeas brancas. A tinta é injetada antes de germinar a semente, sendo absorvida graças à raiz de superfície esponjosa. Essa tinta faz com que as flores nasçam azuis, mas não é tóxica para a planta. Além do processo original, também é possível injetar a tinta no caule, que dará o mesmo resultado.

Essa técnica já foi usada em outras plantas, mas a que melhor se adaptou e a que é comercializada é a Phalaenopsis. Contudo, não se pode considerá-la um híbrido, pois ela não é um resultado de vários cruzamentos, e sim uma espécie em que é injetada a nova coloração.

São muitas curiosidades que pode-se descobrir sobre as orquideas azuis e as demais. E por isso, selecionamos todas essas curiosidades e informações, em um Curso GRATUITO que você pode receber em seu e-mail, basta preencher ao lado com seus dados.

Mito da orquídea azul

Existe um mito da orquídea azul que muitas vezes não é esclarecido para os compradores e cultivadores da flor. Apesar do processo de manipulação que injeta tinta azul, com o passar do tempo, a orquídea absorve toda a tinta. Isso faz com que nas florações seguintes, as flores comecem a florescer com a sua cor branca original.

orquideas-azulIsso pode ser frustrante para quem compra a phalaenopsis azul achando que ela sempre dará as belíssimas flores azuis, principalmente por que a Blue Mystic, apesar de ser uma espécie normal de orquídea branca, é vendida com um valor muito superior as normais.

Por isso, normalmente a muda é vendida com um folheto explicativo junto, que avisa que a flor perderá a cor aos poucos com o passar das florações, que duram cerca de 30 dias. É importante sempre observar se na venda a muda vem com esse folheto. E também saber que como se trata de absorção, nem todas as orquídeas azuis terão a mesma cor, cada uma absorve a quantidade de tinta que consegue.

Como cuidar de orquidea azul ?

Como cuidar de orquidea azul ? Apesar de ser uma espécie diferente e que passa por um processo de manipulação incomum, as orquídeas azuis possuem cuidados bem parecidos com o restante das orquídeas, mudando pequenas coisas.

Por exemplo, por conta da manipulação, essa orquídea desidrata muito rapidamente, o que exige regas frequentes e abundantes, em média de duas a três vezes na semana. A adubação também deve ser feita frequentemente e rigorosamente, o ideal é de quinze em quinze dias para que a flor receba sempre os nutrientes necessários.

orquidea-azul-verdadeiraO local onde a orquídea ficará é um fator que influencia bastante no desenvolvimento da planta. Ele deve receber boa luminosidade durante a manhã e sombra durante a tarde, e também ter uma boa circulação de ar.

A orquídea azul é uma flor rara, belíssima, encantadora e chamativa. Deve ser sempre muito bem cuidada com dedicação e amor. Apesar de não produzir flores azuis para sempre, isso não afeta a sua beleza e elegância.

Sabemos que os cuidados com orquídeas são de extrema importância, e por isso, criamos um cursinho GRATUITO que ensina tudo o que você precisa saber sobre as orquídeas. Para se inscrever é só deixar seus dados no link abaixo. Obrigada pela visita!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post:

Next post: